Aprenda fazer 'Cavatelli Polvo' do melhor chef italiano de SP

Por Beatriz Farrugia e Luciana Ribeiro SÃO PAULO, 27 MAR (ANSA) - Considerado o melhor chef italiano da cidade de São Paulo em 2016, Rodolfo De Santis tem como um dos principais pratos típicos de seu menu no restaurante "Nino Cucina&Vino", o saboroso "Cavatelli polvo all'arrabbiata".   


A massa fresca feita com farinha, água, azeite, ovo e sal tem origem da região sul da Itália e é muito confundida com o famoso gnocchi. Seu formato é semelhante a pequenas conchas.   


Acredita-se que o nome da massa foi dado justamente por lembrar como as italianas preparavam a receita: elas "cavavam" o dedo em pedaços de massa.   


Segundo informou De Santis à ANSA, "Cavatelli em português seria buraco, o cavar é buraco". Em seu restaurante, o prato é um dos mais pedidos pelos clientes.   


No Brasil há seis anos, De Santis, junto com Renato Calixto, é proprietário do "Nino Cucina & Vino" e do "Peppino Bar", localizados no Itaim Bibi, em São Paulo. "Estou muito feliz da cidade ter aceitado o negócio. Eu vim para uma consultoria e o Brasil me chamou atenção por causa das muitas possibilidades que têm e resolvi me estabelecer aqui", disse.   


"São Paulo é uma cidade que me chamou atenção por ser cosmopolita, a gastronomia fica bem no meio da sociedade. Este último ano a cidade está vivendo uma mudança de cultura e isso se reflete na gastronomia também", acrescentou o chef à ANSA.   


Nascido em Gallipoli, na região de Puglia, o italiano conta que começou a trabalhar com 14 anos no sítio de seus avós produzindo azeite. Na época, após experimentar um pão seco com tomates e azeite, a mistura dos sabores chamou sua atenção. "Era um sabor muito diferente do que eu já tinha comido. Foi aí que comecei a ir atrás, a gostar, a assistir vídeos e decidi ir trabalhar", ressaltou De Santis.   


Desde que iniciou sua carreira, o chef, de apenas 30 anos, já passou por conceituados restaurantes como o romano "La Pergola", vencedor de três estrelas Michelin, e "Le Cinq Four Season", em Paris, ganhador de duas estrelas.   


Confira a receita completa do "Cavatelli Polvo all'arrabbiata": Massa Fresca Ingredientes: 1 ovo caipira Azeite 300 gr de farinha de sêmola grano duro 20% do peso da farinha de água morna (3 conchas) Modo de Preparo: Inclua todos os ingredientes e mexa até a massa ganhar consistência e "soltar da mão", ficando lisa. Enrole a massa em uma tábua, como se fosse gnocchi, e deixe descansar entre 30 minutos e uma hora na geladeira até secar. Depois, corte em pequenos quadradinhos e usando uma tábua com relevo "deslize" a massa com o dedo para modelar a pasta.   


Molho Ingredientes: 1 cebola roxa 2 alhos Azeite 1 pimenta vermelha Molho de tomate 1 polvo cozido Sal Salsinha Modo de Preparo: Corte a cebola roxa no estilo "julienne" mais fino e coloque na frigideira junto com um alho amassado com casca e outro picado sem casca para fritar. Acrescente a pimenta em tiras finas e em seguida o polvo cortado em pequenos cubos.   


Após misturar todos os ingredientes para unir os sabores, retire o alho com casca e coloque o molho de tomate. Acrescente duas ou três conchas de água morna e coloque a massa pré cozida para ser finalizada na mesma frigideira do molho.   


Depois de cozido, coloque azeite, sal e salsinha picada para finalizar. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos