'Trump' europeu vence eleições na República Tcheca

Em uma votação marcada por um duro golpe em partidos tradicionais, o bilionário populista Andrej Babis, conhecido como o "Donald Trump checo", venceu as eleições na República Tcheca neste sábado (21).

Com 99,6% dos votos apurados, as autoridades apontam que o partido anti-imigração e União Europeia ANO está com 29,7% dos votos, o que lhe dará 78 assentos de um total de 200 no Parlamento. A vitória está sendo encarada como uma guinada à direita na política tcheca.

Com ideologia parecida com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Babis focou sua campanha com um discurso contra o acolhimentos dos refugiados, contra a zona do euro, além do combate à corrupção e em constantes ataques à União Europeia.

O bilionário é um crítico de longa data das sanções do bloco europeu contra à Rússia. De acordo com o jornal "New York Times", ele é uma "ameaça à unidade europeia", e assim como Trump, é acusado de ter laços com o Kremlin.

Cerca de oito milhões de pessoas votaram na última sexta-feira (20) e ontem (21) para eleger os 200 deputados.

O governo resultante das eleições substituirá o gabinete de centro esquerda do social-democrata Bohuslav Sobotka, do qual Andrej Babis foi ministro das Finanças entre janeiro de 2014 e maio de 2015.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos