Topo

Milhares fazem manifestação pró-Espanha em Barcelona

29/10/2017 10h04

ROMA E BARCELONA, 29 OUT (ANSA) - Centenas de milhares de pessoas estão nas ruas de Barcelona neste domingo (29) para protestar contra a declaração de independência da Catalunha. Os organizadores falam em 1,1 milhão de pessoas, mas não há dados oficiais ainda das autoridades.   

Entre a multidão, há cartazes que destacam o "orgulho de ser catalão", mas pedem a permanência da região na Espanha. Em vários deles, há contestações sobre os resultados do referendo pró-separação. "38% não é a Catalunha", diz um deles.   

No referendo do início do outubro, segundo dados divulgados pelo governo regional, 43% dos moradores da Catalunha foram às urnas e mais de 90% deles se mostraram favoráveis à independência.   

Quem também engrossou o coro contra a independência foi o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, durante um evento na Itália.   

"Ninguém pretende reconhecer a independência da Catalunha, que é uma região da Espanha. Trata-se apenas da vontade de uma minoria e de um governo que não teve sequer força de fazer um referendo legítimo", disse o italiano.   

- Puigdemont: Destituído do cargo de presidente catalão, Carles Puigdemont pode pedir asilo político na Bélgica, é o que informa a mídia do país citando fontes do governo. Isso porque, desde que o Parlamento declarou a independência, há rumores de que o líder pode ser preso já no início desta semana.   

Neste domingo, o secretário belga para o Asilo e a Migração, Theo Francken, afirmou que o governo de seu país "ainda não recebeu nenhum pedido", mas afirmou que as "coisas podem evoluir muito rapidamente".   

"Quando vemos a situação, a repressão de Madri e as condenações que eles estão correndo o risco de sofrer, nós podemos nos questionar se haverá um processo justo", destacou Francken reconhecendo, no entanto, que um medida do governo belga pró-Puigdemont "nos colocaria em uma posição diplomática delicada com a Espanha".   

Na última sexta-feira (27), o Parlamento catalão aprovou a declaração de independência da Espanha, com base nos resultados do referendo do início do mês. No mesmo dia, horas depois, o governo espanhol conseguiu aprovar no Senado a inédita ativação do artigo 155, que retira temporariamente a autonomia regional e faz um intervenção política.   

Por conta disso, neste sábado (28), o governo de Mariano Rajoy anunciou que a vice-premier Soraya Saenz de Santamaria tornou-se a presidente da região catalã até a convocação de novas eleições. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Milhares fazem manifestação pró-Espanha em Barcelona - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional