Topo

Itália proíbe uso da imagem de 'David' para fins comerciais

24/11/2017 13h30

FLORENÇA, 24 NOV (ANSA) - O Tribunal de Florença, na Itália, proibiu nesta quinta-feira (23) o uso da imagem da famosa escultura "David", de Michelangelo, para fins comerciais na Itália e também em toda a Europa.   


A medida foi aprovada após uma empresa privada ter começado a vender ingressos para a Galeria da Academia de Belas Artes de Florença a um preço maior do que o autorizado pelo Ministério dos Bens Culturais (Mibact). A empresa divulgava seu serviço utilizando a imagem de "David" em panfletos e redes sociais, com o intuito de atrair mais compradores. Para Cecilie Hollberg, diretora da Galeria, a medida é "uma vitória para todos os bens culturais nacionais".   


O prefeito de Florença, Dario Nadella, aprovou a proibição.   


"Agora, a tarefa de todas, instituições, cidadãos e empresas é aplicá-la. A imagem de Florença não deve ser explorada comercialmente sem limites e sem regras", afirmou.   


Essa foi a primeira vez que um tribunal italiano se pronunciou sobre o uso de imagens das grandes obras de artes, por parte de empresas privadas, para vender bilhetes de entrada ao museu. A escultura de mármore branco foi feita por Michelangelo entre 1501 e 1504 e sua obra original está exposta na Galeria. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.