Aécio usou celulares de laranjas para fazer ligações,diz PF

SÃO PAULO, 29 NOV (ANSA) - Um relatório da Polícia Federal (PF) divulgado nesta quarta-feira (29) aponta que o senador Aécio Neves (PSDB/MG) teria utilizado celulares "descartáveis" com linhas telefônicas registradas em nome de laranjas para fazer ligações sigilosas.   


A conclusão ocorre depois da análise de objetos e documentos apreendidos no dia 18 de maio no apartamento do senador no Rio de Janeiro durante a operação Patmos. Na ocasião, a PF afirma que apreendeu dois celulares "cujas linhas telefônicas estavam habilitadas em nomes de supostos laranjas, razão pela qual, oportunamente, podem apresentar relevância maior para a investigação".   


Além disso, as autoridades destacaram que "tratam-se de aparelhos telefônicos simples/ descartáveis normalmente utilizados para conversas ponto-a-ponto (análogo a uma rede fechada) com pessoas determinadas/restritas de modo a evitar eventuais vazamentos do número utilizado na ligação, visando a maximização do sigilo das ligações".   


A informação foi divulgada pela Globo News. Ainda de acordo com o documento divulgado hoje, para descobrir a identidade dos proprietários das duas linhas móveis, os policiais tiveram que solicitar dados às operadoras TIM e Vivo que, por sua vez, informaram que os aparelhos Nokia e LG estavam em nome de "Laércio de Oliveira", que é um agricultor no cultivo de café no interior de Minas Gerais, e "Mitil Ilchaer Silva Durao", montador de andaimes do Espírito Santo.   


Com isso, a perícia aponta que a habilitação das linhas pode ter acontecido sem o consentimento dos proprietários, uma vez que se tratam de pessoas simples, que "em tese não pertencem ao convívio social". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos