Josias de Souza

Josias de Souza

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Bolsonarismo aprova socorro de Lula a gaúchos em raro silêncio

Depois de passar o final de semana politizando a tragédia nas redes sociais, a oposição bolsonarista teve um surto de ridículo no plenário da Câmara, na noite desta segunda-feira. Aprovou em raro silêncio o pedido de Lula para a decretação de estado de emergência no Rio Grande do Sul. A providência abre caminho para que a União socorra financeiramente os gaúchos sem estourar a meta fiscal.

No início da sessão, Arthur Lira fez um apelo. Rogou ao plenário que evitasse as brigas, pois elas desrespeitam a dor das vítimas das enchentes.

O deputado gaúcho Osmar Terra, um bolsonarista cloroquínico, concordou: "Trata-se de uma catástrofe inédita no estado e não cabem disputas neste momento." A coisa foi aprovada em votação simbólica, sem contestações.

Embora momentâneo, o silêncio do bolsonarismo não foi trivial. O próprio clã Bolsonaro havia puxado o coro da insensatez nas redes sociais. O deputado Eduardo Bolsonaro, por exemplo, compartilhara uma publicação que dizia:

"Enquanto o Rio Grande do Sul está submerso nas águas das chuvas, rios de dinheiro são enviados para o show da Madonna. Lula e Janja afundam a nação, flertando com as catástrofes".

A postagem foi ilustrada com uma foto da primeira-dama dançando sobre corpos na lama. Não havia verba federal no show de Madonna. Janja tampouco esteve no espetáculo da praia de Copacabana. Alheio às mentiras, Lula agiu com rapidez. Apenas 24 horas depois de sobrevoar a enchente gaúcha pela segunda vez, colocou em pé uma proposta.

A agilidade inusual evitou debates internos que poderiam ter retardado o inevitável. A transmissão ao vivo de entrevistas de Lula em Porto Alegre e da assinatura do documento enviado ao Congresso ofereceu ao país a oportunidade de testemunhar um socorro surgindo do nada em ritmo de truque cinematográfico.

Antes mesmo de saber quanto será necessário gastar, Lula colocou-se à disposição do Rio Grande do Sul. Não ajudou apenas os gaúchos, mas a si próprio.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes