PUBLICIDADE
Topo

Italianos protestam contra 'abandono' da cidade de Roma

27/10/2018 12h11

ROMA, 27 OUT (ANSA) - Milhares de italianos se reuniram neste sábado (27) na praça do Campidoglio, em Roma, para protestar a favor da "dignidade", contra "o lixo acumulado nas ruas" e o "estado de abandono" da capital italiana. Os cidadãos carregaram cartazes com frases irônicas e mensagens contra a prefeita da cidade, Virginia Raggi. "Roma (limpa) ou morte", "Raggi, um buraco vai te engolir". O tráfego de toda a região foi suspenso.   

No ato pacífico, os romanos também exigiram "meios de transporte adequados" e que "Roma volte a ser uma capital inclusiva, habitável, acolhedora, com uma ideia do futuro", segundo a organização. O evento, criado nas redes sociais pelo grupo "Tutti per Roma", tem o objetivo de contestar a sujeira, buracos, abandonos da cidade, serviços públicos que não funcionam, entre outros problemas.   

"É um grupo formado por seis mulheres romanas, cada uma com seu trabalho e com sua família, que promove a ideia de participação cívica como um elemento de pressão nas instituições para melhorar a cidade", explicou Martina Cardelli, uma das administradoras da página, que contém 22 mil membros. Durante o protesto, muitas pessoas também pediram pela renúncia de Raggi. "A prefeita deve renunciar não por crimes, mas por manifestar incapacidade", disse a governadora Sabrina Alfonsi. Diversos comerciantes ainda aproveitaram o ato e pediram por respeito. "Nós temos que viver todos os dias, não podemos ser ignorados, oprimidos e marginalizados", dizia uma faixa.   

Nos últimos meses, diversos buracos - alguns de grandes dimensões - forma abertos nas ruas da capital da Itália, provocando danos em dezenas de carros, além disso, muita degradação na "cidade eterna" foi registrada, motivando críticas contra a gestão Raggi. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.