PUBLICIDADE
Topo

Internacional

'Coletes Amarelos' lançam site para ajudar franceses

31/01/2019 10h49

PARIS, 31 JAN (ANSA) - Os apoiadores dos "coletes amarelos" lançaram nesta quinta-feira (31) um site oficial do movimento, como forma de resposta ao "grande debate nacional", lançado no dia 15 pelo presidente da França, Emmanuel Macron, para reprimir os protestos.   

Intitulado de "Le Vrai Débat" ("O Verdadeiro Debate", em português), o portal visa recolher propostas para "todos os cidadãos", além de ser um meio de "união" e da democracia "neutra" e "transparente".   

"É como quando a bomba atômica estava nas mãos dos norte-americanos e dos russos. A diferença é o que você encontra dentro. Nós fazemos o debate real, porque o governo não é um debate, é um questionário", disse Lydie Coulon, uma das administradoras do portal, em entrevista ao jornal "Le Figaro".   

No site, todos também podem votar em alguma proposta colocada no portal, além de comentá-la ou propor uma nova ideia. No começo de janeiro, o ministro do Trabalho e vice-premier da Itália, Luigi Di Maio, tentou fornecer ao movimento francês "algumas características" do sistema operacional da "Rousseau", a plataforma online do partido antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), no entanto, a proposta foi rejeitada.   

O movimento dos "coletes amarelos" também lançará em breve o aplicativo "GJ-France". Ele estará disponível para os usuários de Android e iOS.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Internacional