Topo

Kim Jong-un passeia a cavalo e sinaliza rumores de mudanças

16/10/2019 12h20

ROMA, 16 OUT (ANSA) - Citando um possível "grande evento de importância fundamental" para a Coreia do Norte, a "KCNA", agência oficial do governo do país, divulgou nesta quarta-feira (16) imagens do líder Kim Jong-un passeando na neve em um cavalo branco no Monte Paektu, na fronteira com a China.   

O passeio de Kim pode sinalizar um provável anúncio político de extrema importância para Pyongyang. Além disso, a "KCNA" apontou que "vai acontecer uma grande operação que surpreenderá o mundo e significará um passo adiante na revolução coreana".   

Além de ser a montanha mais alta da Coreia do Norte, o local é considerado sagrado para a dinastia Kim. Analistas já confirmam que o passeio pode ter sido uma maneira simbólica de anunciar alguma mudança política.   

Em 2017, por exemplo, Kim visitou o Monte Paektu antes do discurso em que anunciou o processo de abertura diplomática da Coreia do Norte. Isso possibilitou Pyongyang a ter uma relação melhor com Seul, bem como a realização de uma cúpula histórica com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.   

Citado pelo jornal "The Guardian", o analista Joshua Pollach descreveu o passeio de Kim como um "símbolo de desafio". Já a emissora "BBC", afirmou que o líder norte-coreano pode não cumprir sua "promessa de renunciar a mísseis e testes nucleares".   

No início de outubro, o país anunciou a interrupção das negociações nucleares com os Estados Unidos. As conversas haviam sido retomadas após meses de paralisia, depois de uma reunião entre Kim e Trump, em fevereiro.   

Segundo a "KCNA", Kim lamentou as dificuldades econômicas da Coreia do Norte por conta das sanções internacionais. "A situação em nosso país é difícil devido a sanções incessantes e pressão de forças hostis", afirmou Kim.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.