Topo

Esse conteúdo é antigo

Morales deixa o México e viaja a Cuba para consulta médica

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales acena ao chegar à Cidade do México, em novembro - Luis Cortes/Reuters
O ex-presidente da Bolívia Evo Morales acena ao chegar à Cidade do México, em novembro Imagem: Luis Cortes/Reuters

Em Havana

07/12/2019 13h19

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales, que está asilado no México desde novembro, viajou nesta sexta-feira (6) a Cuba para uma consulta médica, informou o diretor de comunicação do Ministério das Relações Exteriores do México, Roberto Velasco.

"Precisamos que hoje o senhor Morales viajou de manhã para Cuba. Ele nos informou que é uma viagem temporária. No momento, essa é a informação disponível", escreveu em sua conta no Twitter.

De acordo com a ex-ministra da Saúde da Bolívia Gabriela Montaño, Morales foi a Cuba para passar em consulta médica. A imprensa cubana revelou que, há dois anos, o ex-líder boliviano foi tratado em Havana após ser diagnosticado com um nódulo na garganta.

Até o momento, no entanto, não há detalhes se a consulta é de rotina e sobre a data de retorno do ex-mandatário boliviano ao território mexicano. Segundo o jornal Granma, Morales está acompanhado de Montaño e do ex-vice-presidente Álvaro García Linera.

Morales está no México desde o dia 12 de novembro, após ter anunciado sua renúncia ao cargo em meio a forte pressão das Forças Armadas depois de uma série de protestos por sua reeleição, que foi duramente questionada.