Topo

Coreia do Sul adia reabertura de escolas por avanço de Covid

11/05/2020 11h54

PEQUIM, 11 MAI (ANSA) - O governo da Coreia do Sul anunciou que as escolas não serão reabertas na próxima quarta-feira (13), como estava planejado, por conta do aumento nos casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Segundo o vice-ministro da Educação, Park Baeg-beom, a decisão foi tomada após uma série de consultas com especialistas sanitários e vem na esteira dos 94 novos casos confirmados no bairro de Itaewon, na capital Seul.   

As autoridades apontam que todas as novas infecções vieram de uma única pessoa, um homem de 29 anos que, frequentando bares, festas e restaurantes da região no fim de semana de 1º de maio, voltou a espalhar a Covid-19 no país. Só nesta segunda-feira (11), o governo sul-coreano informou 35 novos casos da doença, elevando para 10.909 o número total de infectados. O país é considerado um exemplo mundial no combate à pandemia.   

Em fevereiro, a Coreia do Sul era a segunda nação em número de casos, mas uma ampla testagem dos moradores e o isolamento das pessoas com suspeita da doença - bem como a tradicional disciplina dos cidadãos - fizeram com que o país conseguisse diminuir os números sem precisar recorrer a medidas restritivas mais duras.   

O sistema de rastreamento é tão grande que os especialistas conseguem apontar, inclusive, o que causou os primeiros cinco mil casos de Covid-19 no país: a chamada "Paciente 31" foi uma mulher de 61 anos que, mesmo sabendo que estava infectada, não respeitou o isolamento e participou de uma cerimônia religiosa em Daegu. Com isso, ela é apontada como a "responsável" indireta por quase 50% das contaminações. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.