Topo

Esse conteúdo é antigo

Ímola voltará a sediar GP de Fórmula 1; prova deve ser em novembro

Ayrton Senna e sua Williams durante o GP de Ímola em 1994. Algumas voltas depois, seu carro sairia na curva Tamburello, uma peça atingiria sua cabeça, causando um ferimento fatal - Pascal Rondeau/ALLSPORT
Ayrton Senna e sua Williams durante o GP de Ímola em 1994. Algumas voltas depois, seu carro sairia na curva Tamburello, uma peça atingiria sua cabeça, causando um ferimento fatal Imagem: Pascal Rondeau/ALLSPORT

24/07/2020 08h55

A Fórmula 1 voltará a ter uma prova em Ímola, confirmam fontes do governo da Emilia-Romagna à ANSA hoje. A prova deve ocorrer no dia 1º de novembro e o governador da região, Stefano Bonaccini, convocou uma coletiva de imprensa para esta sexta-feira.

Além do governador Bonaccini, estarão presentes na coletiva o assessor regional do Turismo, Selvatico Estense, o comissário da Prefeitura de Ímola, Nicola Izzo, e o presidente do Consórcio de Comunas de Ímola e Ravenna (ConAmi), Fabio Bacchilega.

Ímola, que era usada para sediar o GP de San Marino, sediou corridas da categoria entre 1981 e 2006. Apesar da quantidade de anos na categoria, a pista ficou ligada a um dos episódios mais trágicos da F1, com as mortes dos pilotos Roland Ratzenberger e Ayrton Senna em um mesmo final de semana de 1994.

Os rumores de volta da história pista aumentaram por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), com diversos países impondo restrições aos eventos e viagens estrangeiras. Com a confirmação, é muito provável, por exemplo, que a F1 não tenha nenhuma prova nas Américas - Estados Unidos, Canadá e México - por conta do descontrole da covid-19 nessas localidades. O cancelamento da corrida no Brasil também foi confirmado hoje.

Com a confirmação, essa será a terceira prova que a Itália sediará neste ano. No dia 6 de setembro, será disputado o GP que leva o nome do país em Monza e no dia 13 de setembro será realizado o GP da Toscana em Mugello.