Topo

Esse conteúdo é antigo

Itália confirma condenação de homem que atacou ex-miss com ácido

Gessica Notaro voltou às passarelas depois de agressão do ex - Getty Images
Gessica Notaro voltou às passarelas depois de agressão do ex Imagem: Getty Images

15/12/2020 14h38

A Corte de Cassação da Itália, maior instância judicial do país, confirmou hoje a condenação a 15 anos, cinco meses e 20 dias de prisão de Edson Tavares, ex-namorado da miss Gessica Notaro por tê-la atacado com ácido em 2017.

A decisão agora é definitiva e confirma o veredito do Tribunal de Apelação de Bolonha, anunciado em 15 de novembro de 2018. Na sua conclusão, a promotora-substituta da Cassação, Antonietta Picardi, que já havia se manifestado por escrito, afirmou que o recurso da defesa de Tavares era inadmissível - o que foi acatado pelos magistrados.

Tavares já está preso desde 2017 e teve a condenação tanto pela agressão física como pelo stalking permanente por um "longo período de tempo".

"É uma história que acabou, agora talvez posso relaxar", disse Notaro à ANSA após a decisão da corte suprema do país, ressaltando que essa "é uma pena exemplar".

"Estou muito feliz e eu fiz bem em colocar a minha confiança na magistratura que não me traiu. Quero agradecer aos meus advogados, que fizeram um trabalho excelente. São quatro anos que, mesmo com momentos em que demonstramos raiva, sempre foi uma luta e sempre demonstramos o direito de nos defender. Agora, posso dizer que ele é culpado até o terceiro grau", ressaltou ainda.

A sentença de hoje ainda confirmou a expulsão do homem, que é nascido em Cabo Verde, após o cumprimento da pena e o ressarcimento financeiro dos gastos do processo a Notaro, aos seus advogados Fiorenzo e Alberto Alessi e à associação Butterfly, que atua no combate à violência contra as mulheres.

As motivações ainda serão divulgadas pela Corte nas próximas semanas, mas na decisão do Tribunal de Apelação, os juízes definiram a agressão com ácido "como a plástica representação de uma premeditação, cheia de vontade de punir para sempre a vítima, privando-a não só de sua especial beleza, mas da sua identidade, assim como cancelá-la dos olhos de qualquer pessoa, já que não podia 'possuí-la'".

A agressão com ácido desfigurou o rosto de Notaro no ataque da noite de 10 de janeiro de 2017, após três anos de relacionamento. A finalista do concurso Miss Itália tornou-se um dos símbolos da luta contra a violência contra as mulheres no país e há anos leva sua mensagem para diversos eventos e programas de comunicação na Itália. (ANSA).

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.