Topo

Esse conteúdo é antigo

Itália entra em alerta por nova onda de mau tempo

23/01/2021 12h50

ROMA, 23 JAN (ANSA) - Uma nova onda de mau tempo na Itália deixou mais de 10 regiões em estado de alerta nesta sábado (23) devido à chuva forte, ao vento e à uma tempestade de neve.

A região da Emilia-Romagna emitiu um alerta vermelho, enquanto a Toscana e a Ligúria estão em estado laranja. Abruzzo, Basilicata, Campânia, Calábria, Friuli Venezia Giulia, Lazio, Marcas, Molise, Sardenha, Trentino Alto-Ádige, Úmbria e Vêneto também decretaram atenção.

Em Veneza, o nível do rio Pó, que atravessa o norte da Itália, cresceu 3,5 metros em 24 horas e as comportas do sistema Mose foram acionadas. A expectativa é de que a "acqua alta" atinja 115 centímetros. O monitoramento da evolução das más condições climáticas também continuará nos próximos dias para verificar a necessidade de acionar novamente a comporta.

Em Modena, as principais pontes foram fechadas devido à enchente do Secchia. A Defesa Civil emitiu um alerta na região, destacando o risco de criticidade hidrogeológica e hidráulica.

Diversas cidades do país estão registrando ventos com rajadas de até 90 quilômetros por hora e fortes chuvas. Em Trentino Alto-Ádige, devido à forte nevasca que caiu esta noite nas Dolomitas, a estrada estadual Alemagna, entre Dobbiaco e Cortina d'Ampezzo, foi fechada por razões de segurança e perigo de avalanche. (ANSA)

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.