Topo

Esse conteúdo é antigo

China lança 'passaporte da vacina' para viagens internacionais

09/03/2021 09h02

PEQUIM, 9 MAR (ANSA) - A China lançou nesta terça-feira (9) o certificado digital da vacina anti-Covid para viagens internacionais, uma forma para que os cidadãos comprovem seu estado de saúde atual e seu histórico de imunizações e testes para detectar a doença.   

O "passaporte da vacina" está disponível no aplicativo WeChat, que é amplamente usado para monitorar e alertar os moradores desde o início da pandemia de coronavírus Sars-CoV-2, e, no momento, não é obrigatório. Também é válido apenas para moradores locais.   

Segundo o governo chinês, o objetivo do certificado "é ajudar a promover a retomada econômica mundial e facilitar viagens internacionais". Ele também poderá ser impresso, se a pessoa preferir.   

A iniciativa foi lançada pelo Departamento de Assuntos Consulares do Ministério das Relações Exteriores e, segundo o ministro da pasta, Wang Yi, em um futuro próximo, esse documento terá um "papel maior na promoção dos deslocamentos de pessoas sãos, seguros e ordenados".   

Para o ministro, cada vez mais países adotarão certificados do tipo para permitir a entrada de estrangeiros em seus territórios. Atualmente, há discussões ao redor do mundo sobre esse tipo de documento, mas ainda nenhuma nação havia confirmado o lançamento.   

O sistema usará o mesmo esquema com QR Code já usado pelos chineses para poder entrar em estabelecimentos comerciais, de serviços e transportes públicos, além de notificar se a pessoa pode sair de casa ou se há o risco dela ter entrado em contato com alguém contaminado. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.