Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil ultrapassa meio milhão de mortes por Covid

19/06/2021 15h09

SÃO PAULO, 19 JUN (ANSA) - O Brasil ultrapassou neste sábado (19) a marca de meio milhão de mortes provocadas pela Covid-19.   


De acordo com levantamento do consórcio de imprensa com base nos dados das secretarias estaduais de Saúde, o país contabiliza agora 500.022 vítimas do novo coronavírus - o número exato de mortes diárias é anunciado no início da noite.   


Com a pandemia fora de controle, o Brasil também soma 17.822.659 casos confirmados. Apenas os Estados Unidos têm mais contágios e óbitos em termos absolutos: 33.518.621 e 601.626, respectivamente.   


O Brasil ainda tem a nona maior taxa de mortalidade por Covid-19 em todo o mundo, atrás apenas do Peru, que lidera o ranking da morte, de San Marino e de nações do leste europeu, como Hungria, Bósnia e Herzegovina, República Tcheca, Macedônia do Norte, Montenegro e Bulgária.   


Além disso, as médias móveis de casos e mortes apresentam tendência de alta, enquanto a vacinação caminha a passos lentos: em cerca de cinco meses de campanha, menos de 12% da população já tomou as duas doses.   


A marca de 500 mil vítimas coincide com uma nova jornada de protestos contra o presidente Jair Bolsonaro, acusado de omissão no combate à pandemia e de promover a circulação do vírus.   


Os manifestantes culpam o mandatário pela demora na compra de vacinas, pela promoção de tratamentos de ineficácia comprovada contra a Covid-19, pelo incentivo a aglomerações e pelo desestímulo ao uso de máscaras.   


A gestão da pandemia pelo governo Bolsonaro é alvo da CPI da Covid-19, que na última sexta-feira (18) anunciou os primeiros 14 investigados na comissão, incluindo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e seu antecessor no cargo, Eduardo Pazuello.   


(ANSA).   


Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.