Topo

Esse conteúdo é antigo

Biles desiste do individual geral para focar em saúde mental

28/07/2021 09h02

TÓQUIO, 28 JUL (ANSA) - A americana Simone Biles, uma das maiores ginastas de todos os tempos, desistiu de mais uma prova nos Jogos Olímpicos de Tóquio para cuidar de sua saúde mental.   


Após ter abandonado a final por equipes no decorrer da disputa, a atleta de 24 anos não vai participar da decisão do individual geral, prova na qual era favorita absoluta e que tem entre as candidatas a brasileira Rebeca Andrade.   


"Após uma nova avaliação médica, Simone Biles se retirou da final do individual geral nos Jogos Olímpicos de Tóquio para poder se concentrar em sua saúde mental. Simone continuará sendo avaliada diariamente para determinar se vai participar ou não das finais individuais da semana que vem", diz um comunicado da seleção de ginástica artística dos Estados Unidos.   


Biles será substituída na final do individual geral pela compatriota Jade Carey. "Apoiamos a decisão de Simone com todo o coração e aplaudimos sua coragem em priorizar seu bem-estar. Sua coragem mostra, mais uma vez, por que ela é um modelo para tantos", acrescenta o comunicado.   


A estrela da ginástica americana havia se classificado para a final do individual geral com a melhor nota de todas, 57.731, logo à frente de Rebeca Andrade (57.399), que é candidata ao pódio. Além disso, Biles está na decisão do salto, do solo (nas quais também compete com Rebeca), das barras assimétricas e da trave (que tem a brasileira Flávia Saraiva).   


Na última terça-feira (27), Biles admitiu que abandonou a final por equipes devido a preocupações com sua saúde mental. "É como lutar contra todos aqueles demônios e vir aqui. Tenho de colocar meu orgulho de lado", disse a atleta, acrescentando que "não confia tanto" em si como costumava acontecer.   


Talento precoce da ginástica artística, Biles conquistou seu primeiro título mundial em 2013, quando tinha apenas 16 anos, e logo passou a dominar a modalidade. Com duas Olimpíadas no currículo, a americana totaliza seis medalhas até o momento, sendo quatro ouros e um bronze no Rio de Janeiro e uma prata em Tóquio. (ANSA).   


Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.