Uruguai: Lula parabeniza Yamandú Orsi, aliado de Mujica, por eleição

O presidente Lula parabenizou Yamandú Orsi, da Frente Ampla, pela vitória nas eleições presidenciais no Uruguai neste domingo. As projeções indicam vitória do candidato aliado de Pepe Mujica.

" Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito @OrsiYamandu, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje", escreveu no X (antigo Twitter).

"Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional", continuou.

O atual presidente uruguaio também reconheceu a vitória de Orsi. "Liguei a @OrsiYamandu para felicitá-lo como Presidente eleito do nosso país e colocar-me às suas ordens e iniciar a transição assim que entender pertinente", escreveu. Ele apoiava o candidato do Partido Nacional, Álvaro Delgado.

O candidato adversário reconheceu a derrota. "Com tristeza, mas sem complexo de culpa, podemos parabenizar o vencedor", disse Álvaro Delgado, candidato do Partido Nacional.

Cristina Kirchner felicitou o presidente eleito

Ex-presidente da Argentina e uma das principais lideranças latino americanas, Cristina Kirchner parabenizou Orsi, sua vice, Carolina Cosse e o ex-presidente Pepe Mujica. "Não apenas exemplos de militância nacional, popular e democrática, mas também de perseverança e resiliência", disse Kirchner. Para ela, resultado das eleições são triunfo do legado de Mujica.

Continua após a publicidade

Políticos brasileiros também parabenizaram Yamandú Orsi

Parte da esquerda brasileira também usou as redes sociais para saudar a vitória do presidente eleito.

Além de Lula, o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP) usou a rede social X (antigo Twitter) para cumprimentar o uruguaio. Para Padilha, a vitória da esquerda no Uruguai pode significar importante marco na integração entre os países latinos.

Líder do PT na Câmara, José Guimarães (PT-CE) disse que "venceu a proposta de um governo comprometido com a democracia". "[Comprometido] com a solidariedade social, com o desenvolvimento sustentável, com o combate à desigualdade e a integração Latino-americana."

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes