Talibã condena ataque dos EUA e se prepara para anunciar governo
O grupo fundamentalista islâmico Talibã condenou neste sábado (28) o ataque de drone dos Estados Unidos contra membros do Estado Islâmico após o atentado suicida no aeroporto de Cabul e anunciou que estabelecerá um novo governo para o Afeganistão na próxima semana.
O porta-voz dos rebeldes, Zabihullah Mujahid, citado pela agência Reuters, descreveu a operação americana como um "ataque claro em território afegão".
Segundo ele, o Talibã espera assumir o controle total do aeroporto de Cabul em breve, assim que os militares dos Estados Unidos partirem. No entanto, logo depois do anúncio, a imprensa internacional divulgou que o grupo já isolou o aeroporto, impedindo o acesso de grande parte dos que pretendem ser evacuados do país.
Mujahid explicou ainda que anunciará um gabinete completo nos próximos e que funcionários já foram nomeados para administrar instituições-chave, incluindo os ministérios da Saúde pública e da Educação, além do Banco Central.
Para o porta-voz do Talibã, os problemas econômicos que atualmente afetam o Afeganistão serão amenizados assim que o novo governo for instalado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.