Topo

Esse conteúdo é antigo

Ex-presidente catalão diz que voltará à Itália para audiência

27/09/2021 13h48

ROMA, 27 SET (ANSA) - O ex-presidente da Catalunha Carles Puigdemont afirmou nesta segunda-feira (27), em Bruxelas, que retornará para a Itália para participar da audiência de extradição marcada pela Corte de Apelação de Sassari para o dia 4 de outubro.   

"Sim, voltarei para a Sardenha", respondeu aos jornalistas que o questionaram em frente à Comissão do Comércio Internacional do Parlamento Europeu. No entanto, o catalão não quis dar mais detalhes sobre o caso.   

Puigdemont foi preso na quinta-feira (23) na ilha da Sardenha, mas foi libertado menos de 24 horas depois. A juíza Plinia Azzena não considerou a prisão como ilegal, mas disse que "não havia motivos" para o eurodeputado continuar preso. Porém, ela agendou uma audiência para outubro para debater a extradição.   

Como não foi imposta nenhuma tipo de medida cautelar, Puigdemont pode viajar normalmente para a Bélgica, onde trabalha como deputado do Parlamento da UE. Ainda no fim de semana, o político foi saudado por dezenas de apoiadores em Alghero, cidade considerada como "Barcelona sarda" por conta da quantidade de habitantes com herança cultural catalã. Na localidade, ele se reuniu com o prefeito Mario Conoci e com autoridades locais. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.