Topo

Esse conteúdo é antigo

Áustria vai manter lockdown apenas para não vacinados

07/12/2021 12h29

BOLZANO, 7 DEZ (ANSA) - O governo da Áustria anunciou nesta terça-feira (7) que, a partir de 13 de dezembro, vai manter o lockdown apenas para as pessoas que ainda não se vacinaram contra a Covid-19.

O país está em confinamento generalizado desde 22 de novembro, com fechamento de bares, restaurantes, atividades culturais e do comércio não essencial, mas vai relaxar as medidas para pessoas já imunizadas ou recém-curadas da doença.

Segundo o novo chanceler Karl Nehammer, o lockdown para toda a população "tirou um incentivo para a vacinação". O chefe de governo, no entanto, não descartou que os estados com incidência mais alta de Covid mantenham restrições para todos.

Com o relaxamento das regras em 13 de dezembro, apenas a população não vacinada será proibida de sair de casa por motivos não essenciais, como comprar alimentos, praticar exercícios ou receber tratamento médico.

Já lojas, restaurantes, bares e cinemas serão reabertos para imunizados ou recém-curados da Covid. De acordo com dados oficiais, a Áustria registrou 4,2 mil casos do novo coronavírus nesta terça-feira, distante do pico de quase 16 mil visto em meados de novembro.

Ainda assim, o número de pacientes em UTIs - 670 - é o maior registrado neste ano. O governo já anunciou que tornará a vacinação obrigatória a partir de 1º de fevereiro de 2022 e prepara um projeto de lei com multas de 600 euros (R$ 3,8 mil pela cotação atual) por trimestre para quem não se imunizar.

A obrigatoriedade não valerá para jovens com menos de 14 anos, grávidas, pessoas curadas da Covid há menos de 180 dias ou que não possam tomar imunizantes. (ANSA).

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.