Topo

Esse conteúdo é antigo

General ucraniano admite 'vantagem' da Rússia em Lugansk

26/05/2022 12h19

ROMA, 26 MAI (ANSA) - Um militar de alto escalão da Ucrânia admitiu nesta quinta-feira (26) que a Rússia está em vantagem na batalha pelo controle de Lugansk, uma das províncias do chamado Donbass.   

"A Rússia tem a vantagem, mas estamos fazendo tudo o que podemos", afirmou o general Oleksiy Gromov durante um briefing à imprensa.   

Assim como Donetsk, Lugansk é palco de conflitos separatistas desde 2014, quando passou a ser parcialmente controlada por rebeldes pró-Moscou.   

Essas duas províncias formam a região geográfica do Donbass, cuja soberania é defendida pela Rússia. Atualmente, o principal palco dos combates é Severodonetsk, uma das cidades mais importantes de Lugansk.   

"Cerca de 90% das habitações de Severodonetsk foram danificadas pelos bombardeios", disse o chefe da administração municipal, Oleksandr Stryuk.   

Outro município sob assédio é o vizinho Lysychansk, onde as autoridades estão enterrando corpos de civis em valas comuns. A eventual queda dessas duas cidades daria o domínio de Lugansk para Moscou. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.