Topo

Esse conteúdo é antigo

UE prepara suspensão de acordo que facilita vistos a russos

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

28/08/2022 10h51

A União Europeia está planejando suspender o acordo para emissão de vistos que tem com a Rússia, em uma tentativa de demonstrar aos turistas russos que a guerra na Ucrânia "não é aceitável".

A informação foi divulgada neste domingo (28) pelo jornal Financial Times, citando fontes oficiais, que alegam que a medida poderia ser adotada já na próxima semana.

De acordo com a publicação, a ideia tem como objetivo limitar o número de autorizações de viagem emitidas depois que alguns membros do Leste Europeu ameaçaram fechar unilateralmente suas fronteiras para russos.

O acordo está em vigor desde 2007 e, se parte dele for suspenso, afetará o tratamento preferencial que os russos recebem ao pedir vistos para a UE. Desta forma, o processo passará a ser mais demorado e mais caro, além de ser necessário a apresentação de mais documentos.

Ainda segundo o Financial Times, a decisão deve ser tomada após alguns países pedirem uma ação conjunta para impedir o fluxo de russos para a Europa com vistos de turistas.

A República Tcheca e a Polônia bloquearam a emissão de vistos logo após a Rússia ter invadido a Ucrânia. Outros países, no entanto, continuaram a garantir os documentos de viagem, permitindo que russos com visto circulassem livremente em nações que fazem parte da Área Schengen.

O primeiro passo seria dado na reunião de dois dias em Praga, que terá início na próxima terça-feira (30). "Não é apropriado que turistas russos percorram nossas cidades. Devemos enviar um sinal à população russa de que esta guerra não está bem, não é aceitável", disse um funcionário europeu ao Financial Times.