Topo

Capital do Cazaquistão volta a se chamar Astana

16/09/2022 12h38

ROMA, 16 SET (ANSA) - O Parlamento do Cazaquistão aprovou renomear novamente a capital do país para Astana em vez de prosseguir como Nur-Sultã, denominação concedida há alguns anos em homenagem ao ex-presidente Nursultan Nazarbayev.   

A proposta, que surgiu após uma iniciativa de um grupo de parlamentares, foi aprovada por unanimidade pelos 50 senadores e 99 deputados. A medida ainda deverá ser assinada por Kassyn-Jomart Tokayev, atual presidente do Cazaquistão.   

Um dos primeiros movimentos de Tokayev ao assumir a presidência em 2019, pouco depois de Nazarbayev ter deixado a função, foi pedir que a capital do país fosse renomeada para Nur-Sultã. O ex-chefe de Estado ficou no poder do Cazaquistão durante três décadas.   

Após o Cazaquistão ter conquistado sua independência em 1991, o país mudou a capital de Almaty para Astana em 1997. A alteração, contudo, foi questionada pelo fato da cidade ser isolada e ter um inverno extremamente rigoroso.   

Nazarbayev transformou o município cazaque ao construir obras arquitetônicas bem vistosas, incluindo uma torre de observação onde os visitantes podem colocar as mãos em uma gravura do ex-presidente.   

Entre outras medidas aprovadas pelo Parlamento da nação, está uma reforma da Constituição que prevê a extensão do mandato presidencial de cinco para sete anos, mas excluindo a possibilidade de um segundo mandato. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.