Brics: Lula questiona 'neocolonialismo verde'

(ANSA) - BRASILIA, 22 AGO - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou nesta terça-feira (22) em Johanesburgo, na África do Sul, o "neocolonialismo verde" dos países desenvolvidos, em um discurso durante o Fórum Empresarial no primeiro dia da 15ª cúpula do Brics.   

O petista defendeu "um comércio global mais justo, previsível e equitativo" entre países do norte e do sul, além de rejeitar "um neocolonialismo verde que impõe barreiras comerciais e medidas discriminatórias sob o pretexto de proteger o meio ambiente".   

O mandatário não nomeou nenhum país desenvolvido ou bloco em particular, mas já tem criticado à União Europeia por uma série de exigências sobre o cuidado da Amazônia para assinar o acordo com o Mercosul.   

Esse foi o primeiro discurso oficial do Lula durante a cúpula que está prevista para ser concluída na próxima quinta-feira (24).   

Falando sobre meio ambiente, o petista também lembrou que "o Brasil e vários países africanos compartilham a responsabilidade de preservar as florestas tropicais" e uma remuneração "justa" por parte das nações ricas. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes