Valor da marca Vespa ultrapassa marca de 1 bilhão de euros

MILÃO, 4 DEZ (ANSA) - Conhecida mundialmente e ícone de estilo de vida, a marca italiana Vespa, de scooters e ciclomotores, tem valor em crescimento e foi avaliada pela Interbrand em mais de um bilhão de euros, uma alta de 19% em dois anos.   

"O termo 'icônico' é frequentemente usado em excesso, mas realmente não há outra maneira de definir essa marca", comentou Manfredi Ricca, Chief Global Strategy Officer da Interbrand.   

"A Vespa é uma marca histórica, mas em constante evolução; é profundamente italiana e amada globalmente; é premium e ao mesmo tempo inclusiva", acrescentou.   

Para ele, as duas rodas do grupo Piaggio são uma marca "desejada e procurada, mas também mostram que podem conquistar novas arenas além das fronteiras da mobilidade".   

Ao determinar o valor econômico da marca (1.079 milhões, ante a avaliação anterior de 906 milhões de euros em 2021), a Interbrand conduziu pesquisas nos 10 mercados de referência da Vespa (Itália, França, Alemanha, Espanha, EUA, Vietnã, Tailândia, Indonésia, China e Índia).   

"A marca confirma sua liderança nos mercados europeus e aumentou sua relevância nos Estados Unidos e na Ásia, mostrando um crescimento especialmente na Indonésia, onde a Piaggio inaugurou recentemente uma nova instalação para o mercado local ", explica uma nota.   

O estudo revela que a Vespa "transcende os limites funcionais da mobilidade de duas rodas e representa, na percepção dos consumidores globalmente, tanto uma oportunidade de se expressar dentro de sua comunidade quanto um objeto de lazer e diversão".   

"Por fim, as recentes parcerias com Dior, o filme Disney Pixar Luca, Justin Bieber, Lego e, por último, Mickey Mouse contribuíram ainda mais para fortalecer o DNA único da marca".   

A força competitiva, de acordo com a Interbrand, é atribuída principalmente aos fatores "afinidade", a capacidade de criar um vínculo com o consumidor, e "distinção", a capacidade de se destacar dos concorrentes.   

Continua após a publicidade

A força da marca Vespa beneficia todo o grupo Piaggio, segundo a pesquisa, porque "desempenha a dupla função de mitigar o risco e ser um autêntico acelerador dos negócios", e vice-versa.   

"Outro elemento-chave a ser considerado é também o momento particularmente positivo que o grupo Piaggio está vivenciando, tendo alcançado 2 bilhões de euros em receita em 2022, com um crescimento de 25% em relação ao ano anterior", concluiu o texto. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes