Animação francesa sobre família italiana estreia no Brasil

SÃO PAULO, 6 SET (ANSA) - A produção "Proibido a Cães e Italianos", do diretor francês Alain Ughetto, sobre a história de uma família italiana que migrou pela Europa e América estreará no Brasil no próximo dia 12 de setembro.   

A animação stop motion - um docudrama com bonecos e imagens de arquivo - poderá ser vista nos cinemas do país em versão legendada depois de passar por mais de 10 festivais internacionais, entre 2022 e 2023, e vencer prêmios, incluindo o de Melhor Longa-Metragem de Animação, no European Film Awards, o Oscar europeu.   

A coprodução entre França, Itália, Bélgica, Suíça e Portugal de 2022, com duração de 70 minutos, leva os espectadores ao início do século 20, quando no norte da Itália, em Ughettera, no Piemonte, vive a família Ughetto.   

Em meio às dificuldades crescentes da época, Luigi Ughetto e seus irmãos sonham em recomeçar no exterior, buscando "La Merica", a fabulosa terra onde os dólares crescem nas árvores.   

Porém, em vez de atravessar o Atlântico, Luigi acaba por fixar-se no sul da França, com mãos já desgastadas pelo trabalho.   

Proibido a Cães e Italianos é construído a partir de um diálogo ficcional com Cesira, a falecida avó do diretor, a quem ele pergunta tudo o que gostaria de saber para contar esta história.   

Ela, por sua vez, devolve ao neto um testemunho da experiência das gerações de imigrantes italianos.   

Em tom de poesia, e com imagens documentais, o filme tem uma narrativa nutrida com memórias ancestrais e vestígios do passado, como fotografias e correspondências.   

"O que me interessava era voltar no tempo para conectar memórias íntimas com um contexto histórico mais amplo", conta Alain, acrescentando que se inspirou "na realidade".   

Continua após a publicidade

"Mergulhei na minha própria memória, depois na dos meus primos, irmãos e irmãs. Entre a guerra e a migração, entre o nascimento e a morte, surgiu uma história. Além da tristeza de uma história pessoal, descobri uma jornada surpreendente, contada no filme", concluiu. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes