Emmy: "Xógum" faz história, "Bebê Rena" confirma favoritismo e "Hacks" surpreende
A premiação da 76a edição do Emmy 2024, neste domingo (15), teve uma grande surpresa, mas também confirmou grandes favoritos. A cerimônia promovida pela Academia de Artes e Ciências Televisivas, em Los Angeles, foi apresentada pelos atores Eugene e Dan Levy, pai e filho na vida real e na série "Schitt's Creek".
Cleide Klock, correspondente da RFI em Los Angeles
A cerimônia é a segunda premiação da Academia de Televisão realizada em 2024. A grande e uma das poucas surpresas da noite veio no último envelope. "Hacks" (Max) levou o Emmy de melhor série de comédia, desbancando o favoritismo de "O Urso" (Disney+) na categoria.
Durante a noite as duas produções dividiram os prêmios de comédia, "Hacks" levou três (além do prêmio principal, melhor atriz para Jean Smart e melhor roteiro) e "O Urso", quatro: ator e atriz coadjuvantes (Ebon Moss-Bachrach e Liza Colón-Zayas - primeira latina na categoria) melhor ator (Jeremy Allen White) e melhor direção.
O restante da festa ocorreu dentro do esperado. "Bebê Rena" (Netflix) se consagrou como a melhor minissérie, e levou ainda os prêmios de melhor roteiro, ator (Richard Gadd,) e atriz coadjuvante (Jessica Gunning).
Mas quem fez história foi "Xógum: A Gloriosa Saga do Japão" (Disney+). A produção ganhou a estatueta de melhor série dramática, ator (Hiroyuki Sanada), atriz (Anna Sawai) e melhor direção (Frederick E.O. Toye).
Xógum soma 18 prêmios
Somando os prêmios que já havia recebido nas categorias criativas e técnicas, divulgados no final de semana passado, a série sobre o Japão feudal, que tem até agora uma única temporada, arrecadou 18 Emmys, um recorde para um programa em um único ano. "Xógum" também é a primeira produção em língua não-inglesa a vencer na categoria de série dramática.
Entre os discursos da noite foram destacadas a importância dos eleitores irem às urnas nas eleições presidenciais americanas deste ano e a necessidade da inclusão e diversidade nas telas. A edição de 2023 aconteceu em janeiro deste ano, já que foi adiada devido às greves dos sindicatos dos roteiristas e dos atores.
Deixe seu comentário