Dupla foge de prisão de segurança máxima e ironiza com bilhete sarcástico
Não bastasse o fato de terem fugido de uma prisão de segurança máxima nos Estados Unidos e de a fuga só ter sido descoberta horas depois, dois criminosos resolveram provocar seus carcereiros deixando um um bilhete sarcástico na tubulação pela qual escaparam.
Richard Matt, de 48 anos, e David Sweat, de 34, usaram furadeiras e outras ferramentas para abrir um buraco na parede de trás da cela e escalar uma série de tubulações e túneis, até saírem em um bueiro a 30 quilômetros do Canadá.
Em vários jornais americanos, a fuga foi comparada à vista no filme "Um Sonho de Liberdade", com Tim Robbins e Morgan Freeman.
Foi a primeira fuga da prisão Clinton Correctional Facility, em Dannemora (Estado de Nova York) em 150 anos, e o governo está oferecendo US$ 100 mil como recompensa por informações da dupla.
No bilhete, havia um desenho juntamente com a frase: "Tenham um bom dia".
'Perigosos'
"Esses são homens perigosos capazes de cometer graves crimes novamente", disse o governador, Andrew Cuomo.
Segundo as autoridades, os criminosos deixaram roupas debaixo das cobertas para fazer os guardas acreditarem que eles estavam dormindo, enquanto estavam fugindo, na noite de sexta-feira.
Os seguranças só se deram conta da fuga na manhã seguinte.
De acordo com o governador, é provável que outros prisioneiros tenham ouvido o barulho das furadeiras. Mais de 200 homens estão trabalhando nas operações de buscas, com cães farejadores e helicópteros.
"Vamos revisar os detalhes exatos da fuga pra que isso não aconteça novamente", disse Cuomo, acrescentando que a polícia está investigando quem forneceu as ferramentas à dupla.
Matt estava cumprindo pena mínima de 25 anos por sequestrar e espancar até a morte um homem em 1997. E Sweat cumpria de prisão perpétua, pelo assassinato de um policial.
A dupla pode ter cruzado a fronteira para o Canadá ou para outro Estado americano, segundo o governador.
Cuomo postou fotos dos encanamentos e túneis usados na fuga - e do bilhete sarcástico.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.