Copa faz Rio subir 12 posições em ranking das cidades mais visitadas

A Copa do Mundo fez o Rio de Janeiro subir 12 posições no ranking das 100 cidades mais visitadas do mundo da consultoria Euromonitor International, que considera dados de 2014.

Graças ao evento, o número de turistas estrangeiros que passaram pela cidade teve um aumento de 46,6% nesse ano - o maior entre as cidades analisadas pela Euromonitor

Como resultado, o Rio subiu da 92ª para a 80ª colocação do ranking.

No total, 2,4 milhões de turistas estrangeiros teriam visitado a cidade em 2014. No ano anterior, teriam sido 1,6 milhão.

A Euromonitor diz esperar que o Rio também tenha um bom desempenho na atração de turistas estrangeiros este ano em função da Olimpíada, experimentando um "crescimento recorde" na chegada de visitantes.

Os consultores fazem a ressalva, porém, que durante megaeventos esportivos, como as Olimpíadas, é natural que turistas "tradicionais" e nacionais evitem as cidades-sede, como ocorreu na Olimpíada de Londres, em 2012.

Na América Latina, o Rio ficou atrás de cinco destinos no ranking: Cancún e Cidade do México, no México (respectivamente 44ª e 75ª posições), Lima, no Peru (45ª), Punta Cana, na República Dominicana (65ª) e Buenos Aires, na Argentina (67ª).

"Nos próximos anos, Havana, em Cuba, é uma cidade que merece atenção", prevê a consultoria.

"A cidade está fadada a ser uma história de sucesso na América Latina em 2015 e 2016 com o número de visitantes subindo em função da melhora nas relações políticas com os EUA."

Campeões

Pelo ranking da Euromonitor, Hong Kong teria sido o destino mais visitado do mundo em 2014 pelo quinto ano consecutivo.

A cidade asiática, que atrai principalmente turistas chineses, teria recebido um total de 27,7 milhões de visitantes estrangeiros em 2014, cerca de 10 milhões a mais que Londres, o segundo colocado (com 17,3 milhões de turistas).

O terceiro colocado da lista da Euromonitor seria outra cidade asiática.

Cingapura, que tem uma ampla tradição de turismo de negócios, teria recebido em 2014 cerca de 17 milhões de turistas.

Bangkok, na Tailândia, ficou em quarto lugar, apesar do número de pessoas que visitaram a cidade ter caído 7% em 2014 (em função das tensões políticas e de uma queda no número de turistas russos).

Já a quinta posição ficou com Paris, que recebeu 14,9 milhões de turistas em 2014 (1,9% a menos que em 2013).

Para montar seu ranking, a Euromonitor usa estatísticas nacionais, dados da movimentação dos aeroportos e estadias em hotéis e outras fontes da indústria do turismo.

"Em 2014, os fluxos de turismo internacional foram bastante afetados por tensões geopolíticas, enquanto campanhas de marketing de sucesso se mostraram eficientes em impulsionar as visitas", diz a consultoria.

"Mas apesar dos altos e baixos no ranking, a chegada de visitantes nos grandes centros urbanos globais continuou a se expandir em 2014, ilustrando a crescente importância econômica do turismo para essas cidades."

A consultoria destaca que um terço das cidades do ranking está na Ásia.

Só a China tem sete das 100 cidades mais visitadas, o que mostraria uma crescente importância do país não só como origem, mas também como destino do turismo de lazer e negócios.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos