Topo

O misterioso caso do jornalista desaparecido na Síria há 10 anos

17/08/2022 11h57

Autoridades sírias negam deter o jornalista americano Austin Tice ? ele foi visto pela última vez vendado em um vídeo postado na internet após sua captura.

O presidente americano Joe Biden disse que os Estados Unidos têm certeza de que um jornalista do país, sequestrado uma década atrás, está detido pelo governo da Síria.

Austin Tice, ex-fuzileiro naval, foi capturado perto da capital síria, Damasco, em 14 de agosto de 2012, enquanto cobria a guerra civil do país, segundo sua família.

"Sabemos com certeza que ele foi detido pelo regime sírio", afirmou Biden. Ele instou a Síria para "trabalhar conosco para podermos trazer Austin para casa".

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, não confirmou se Tice está detido pelo seu governo. Anteriormente, outras altas autoridades sírias negaram a detenção do jornalista.

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pela captura e seu paradeiro é desconhecido do público.

Tice completou 41 anos no último dia 11 de agosto e seu sequestro é um dos mais longos envolvendo cidadãos americanos. Ele foi visto pela última vez, vendado e aparentemente em dificuldades, em um vídeo postado na internet semanas após a sua captura.

Sua mãe, Debra Tice, declarou ao site de notícias sobre política Axios que o caso da estrela americana de basquete Brittney Griner ? para quem os Estados Unidos ofereceram à Rússia uma troca de prisioneiros ? mostra "como as coisas funcionam quando o governo tem vontade".

'Me mostre'

Debra Tice declarou recentemente à emissora CBS News que o governo Biden não estava fazendo o suficiente para trabalhar com a Síria para trazer seu filho para casa.

"O governo dos Estados Unidos trabalhou muito para me convencer que está trabalhando nisso", disse ela. "Minha resposta é: não me conte. Me mostre."

Dois funcionários do governo Trump viajaram para a Síria dois anos atrás, em uma tentativa de trazer Austin Tice para casa. Eles voltaram depois que autoridades sírias se recusaram a negociar enquanto soldados americanos permanecessem no país.

A mãe do jornalista quer saber por que as negociações não continuaram.

"Sei que o governo americano não falou diretamente com o governo sírio para pedir uma reunião", afirmou.

A declaração do presidente Biden aparentemente se referia ao seu encontro de maio com os pais de Tice na Casa Branca, afirmando que ele "prometeu" para eles e para o povo americano devolver os cidadãos dos Estados Unidos detidos erroneamente no exterior.

"A família Tice merece respostas e, o mais importante, merece ser reunida rapidamente com Austin", disse Biden.

- Este texto foi publicado originalmente em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-62560810


Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=NBGlLlEq6NA

https://www.youtube.com/watch?v=_03ezdv5vv0

https://www.youtube.com/watch?v=0ekQ467FZEE