Topo

Esse conteúdo é antigo

Ascensão do nazismo está relacionada à pandemia da gripe espanhola, diz Fed

Corpo é carregado durante epidemia de gripe espanhola nos Estados Unidos, em 1918 Imagem: Underwood Archives/Getty Images

Catherine Bosley

05/05/2020 16h37Atualizada em 05/05/2020 17h07

(Bloomberg) — Em um alerta sobre as possíveis implicações políticas do coronavírus, um estudo do Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos) mostrou uma relação entre a pandemia de gripe espanhola, em 1918, e a ascensão do Partido Nazista na Alemanha.

O estudo mostra que cidades com o maior número de vítimas registraram redução dos gastos sociais e que "as mortes por influenza de 1918 estão correlacionadas com um aumento na parcela de votos conquistados por extremistas de direita".

"Isso se sustenta mesmo quando controlamos a composição étnica e religiosa de uma cidade, o desemprego regional, votos anteriores da direita e outras características locais que supostamente levam à participação extremista dos votos", escreveu o economista Kristian Blickle. "As mortes causadas pela pandemia de gripe de 1918-1920 moldaram profundamente a sociedade alemã."

A economia global pode enfrentar a pior recessão em tempos de paz em quase um século —desde a era da Grande Depressão, quando os nazistas chegaram ao poder— como resultado do surto de coronavírus. Nesse contexto, o estudo destaca o risco de efeitos sociais duradouros se os governos não tomarem medidas suficientes.

Kristalina Georgieva, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, instou países a gastarem tudo o que puderem para aliviar o impacto do vírus.

O estudo do Fed de Nova York argumenta que a pandemia de 1918 pode ter mudado especialmente as "preferências sociais" dos jovens, além de despertar o ressentimento contra estrangeiros.

"Somos cautelosos com a interpretação de nossos resultados", escreveu o autor. "No entanto, o estudo oferece uma nova contribuição para a discussão em torno dos efeitos a longo prazo das pandemias."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ascensão do nazismo está relacionada à pandemia da gripe espanhola, diz Fed - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional