Trump obtém ampla vitória em Nevada
O magnata Donald Trump venceu nesta quarta-feira (24/02) o caucus do Partido Republicano no estado de Nevada, com larga vantagem em relação aos rivais Marco Rubio e Ted Cruz, segundo projeções de emissoras de televisão dos Estados Unidos.
Trump conseguiu assim a sua terceira vitória consecutiva nos quatros primeiros caucuses para a candidatura presidencial, depois de ter vencido em New Hampshire, em 9 de fevereiro, e na Carolina do Sul, em 20 de fevereiro. A primeira disputa, em Iowa, foi vencida pelo senador texano Ted Cruz.
As projeções, difundidas pelas emissoras CNN, Fox News e NBC News, estimaram uma vitória tranquila do magnata, com cerca de 44% dos votos, seguido por Rubio com 23,5%, e Cruz com aproximadamente 23%. O neurocirurgião aposentado Ben Carson, com 7%, e o governador de Ohio, John Kasich, com 4%, completam a lista.
"Estamos conquistando, conquistando, conquistando o país. Em pouco tempo vão estar orgulhosos de seu presidente e ainda mais orgulhosos de seu país", disse Trump num comício para apoiadores. "Tivemos 46% dos votos entre os latinos. Estou realmente feliz por isso."
Os concorrentes de Trump correm contra o tempo. O caucus de Nevada era um teste importante para Cruz e Rubio, que enfrentam dificuldades para emergir como alternativa viável ao magnata. O calendário eleitoral sugere que, se os rivais de Trump não o alcançarem até meados de março, provavelmente não conseguirão mais.
Com as vitórias, Trump chega fortalecido para a chamada "Super Terça", em 1º de março, quando os republicanos realizarão primárias em 14 estados. "Serão dois meses incríveis. Talvez nem precisaremos de dois meses, para ser honesto", afirmou Trump, em Las Vegas.
Na próxima terça-feira, os republicanos estão convocados para caucuses nos estados de Alabama, Alasca, Arkansas, Colorado, Georgia, Massachusetts, Minnesota, Dakota do Norte, Oklahoma, Tennessee, Texas, Vermont, Virgínia e Wyoming.
No mesmo dia, também serão realizadas primárias democratas em cerca de 12 estados americanos.
PV/lusa/rtr/dpa/ap/afp
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.