DW anuncia finalistas do The Bobs 2016

Júri internacional escolhe 126 nomeados para fase final do concurso The Bobs - O melhor do Ativismo Online. Usuários podem votar em seus sites, iniciativas e projetos online favoritos até 2 de maio. Veja os candidatos.

Após receber mais de 2.300 inscrições para o The Bobs 2016, os jurados escolheram 126 nomeados para participar da fase final do concurso de ativismo online da DW, que se inicia nesta quinta-feira (31/03).

As indicações consistem em cinco finalistas para cada uma das 14 categorias por idioma e 14 finalistas para cada uma das quatro categorias internacionais: Mudança Social, Tech pro Bem, Arte e Cultura e Jornalismo Cidadão. A lista completa de candidatos pode ser conferida no site do concurso The Bobs.

Candidatos da língua portuguesa

Mudança Social: A campanha Agora é que são elas visa aumentar a participação feminina nos debates políticos no Brasil, especialmente na mídia.

Tech pro Bem: O aplicativo Dengue x Chik x Zika Free ajuda a preencher uma lacuna diante da falta de médicos e pessoal treinado para identificar e fornecer informações básicas sobre zika, dengue e chikungunya.

Arte e Cultura: O projeto Caravana do Esporte e das Artes desenvolve atividades esportivas e culturais em cidades brasileiras com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Em 10 anos, a iniciativa já alcançou quase 300 mil crianças.

Jornalismo Cidadão: a Agência Pública é um site inovador que interliga o jornalismo investigativo e o ativismo social.

Além dos candidatos nas categorias principais, que vão disputar com finalistas dos outros idiomas do concurso, há também o Prêmio do Usuário para a língua portuguesa, que será escolhido por votação online entre cinco candidatos: Amazônia Real, Brasileiríssimos, Cabeça e Coração, Educação Trans e Think Olga.

Doze anos de Bobs

"Parabenizamos a todas as pessoas e projetos nomeados para o The Bobs 2016. É uma honra reconhecer tantos ativistas abnegados e trabalhadores, lutando nas linhas de frente da mudança social e liberdade de expressão", disse Julia Bernstorf, vice-chefe de Inovação de Programação na Deutsche Welle.

Sobre a importância do The Bobs em relação a outros prêmios online, o jornalista, professor e ativista Maurício Santoro, jurado do The Bobs para a língua portuguesa, respondeu: "A preocupação de abordar não apenas sites bons, mas também movimentos sociais e mudança local. A escala do prêmio é também impressionante, com sites em diversas línguas, abrangendo dezenas de países e culturas."

Nos últimos 12 anos, a Deutsche Welle tem reconhecido pessoas e projetos que sintetizam os ideais de liberdade de expressão e ativismo online em todo o mundo. Entre os vencedores anteriores, estão Yoani Sánchez (Cuba), Lina Ben Mhenni (Tunísia), Ushahidi (Quênia), a Sunlight Foundation (EUA), Li Chengpeng (China), e Alaa Abd El-Fattah (Egito).

Como votar

Para votar, os usuários têm primeiro de fazer login usando um dos serviços listados no thebobs.com. No Twitter e no Facebook do concurso, também é possível acompanhar o status da votação.

Os vencedores das categorias principais serão convidados para a cerimônia de premiação no Global Media Forum da Deutsche Welle, no dia 14 de junho, em Bonn, na Alemanha. Todos os ganhadores do The Bobs 2016 serão anunciados no dia 2 de maio.

CA/dw

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos