Papa recebe imã Ahmed al-Tayeb no Vaticano

Encontro histórico marca reaproximação entre o Vaticano e autoridade máxima do Islã sunita após cinco anos de afastamento. Líderes conversam ainda sobre terrorismo e situação de cristãos no Oriente Médio.

O papa Francisco se reuniu nesta segunda-feira (23/05) com Ahmed al-Tayeb, o grande imã da maior entidade islâmica do Egito, Al-Azhar. O encontro marcou o restabelecimento das relações entre o Vaticano e o influente centro de estudos do sunismo após o afastamento há cinco anos.

"A mensagem é o encontro", disse o pontífice na chegada de al-Tayeb ao Vaticano. A reunião ocorreu cinco anos após a mesquita de mil anos e seu centro universitário cortarem as relações com a sede da Igreja Católica por causa do que considerou insultos repetidos ao islã por parte do antecessor de Francisco, o papa Bento 16.

Na época, Bento 16 pediu mais proteção aos cristãos no Egito depois de um atentado a bomba do lado de fora de uma igreja na cidade portuária egípcia de Alexandria que matou mais de 20 pessoas. O antecessor de Francisco classificou o atentado como "uma estratégia de violência" contra cristãos.

O papa recebeu o imã com um abraço. No encontro que durou cerca de meia hora, os líderes religiosos reforçaram o compromisso com a paz, rejeitaram a violência e o terrorismo e discutiram a situação dos cristãos no Oriente Médio, afirmou o Vaticano, em comunicado.

Desde que assumiu o pontificado em 2013, Francisco tem se dedicado a estreitar as relações interreligiosas. Em fevereiro, representantes do Vaticano estiveram em Al-Azhar para fazer o convite ao imã para o encontro dos líderes.

Em 2013, al-Tayeb chegou a enviar uma mensagem parabenizando Francisco e disse que esperava que o novo papa renovasse a cooperação entre as religiões.

CN/rtr/lusa/ap

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos