"El Chapo" ameaça processar Netflix

Advogados cogitam abrir processo caso serviço de streaming siga à frente com projeto, em parceria com canal americano, de realizar série sobre a vida do traficante mexicano.

Os advogados de Joaquín "El Chapo" Guzmán ameaçaram abrir um processo contra o serviço de streaming Netflix e a emissora de TV americana Univisión se ambas seguirem adiante com os planos de fazer uma série sobre a vida do traficante mexicano.

"O senhor Guzmán não está morto. Ele não é um personagem de domínio público. Está vivo e deve ter garantidos os direitos [sobre sua biografia]. Nós poderíamos processá-los porque eles não têm autorização para produzir uma série ou filme", afirmou o advogado Andres Granados, na quinta-feira (26/05).

O anúncio da produção da série foi feito no começo de maio. O plano é que a Netflix e a Univisión produzam juntas um drama inspirado na vida de "El Chapo", e que os episódios sejam exibidos exclusivamente no serviço de streaming em 2017.

"Ele [Guzmán] nos disse que, como o projeto já existe, poderia negociar. Dessa forma, a ideia não iria para o lixo, e nós não nos desgastaríamos com um processo judicial. Mas até agora não nos procuraram", comentou o advogado.

Guzmán, líder do cartel de drogas Sinaloa, escapou de uma prisão de segurança máxima em julho de 2015 por um túnel que saía do chuveiro de sua cela, e só voltou a ser preso em janeiro deste ano.

Sua captura foi atribuída a um encontro entre "El Chapo", a atriz mexicana Kate del Castillo e o ator americano Sean Penn. As pistas deixadas pelos artistas teriam levado a polícia ao esconderijo do traficante. A reunião clandestina, no início de outubro, foi marcada para discutir um artigo para a revista Rolling Stones.

Na semana passada, o governo mexicano aprovou a extradição de "El Chapo" para os Estados Unidos, onde ele é acusado por tráfico de drogas, homicídio e lavagem de dinheiro em diversas cidades, como Miami e Nova York.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos