Topo

Líder norte-coreano comemora lançamento de míssil

25/08/2016 16h56

Míssil balístico lançado a partir de submarino percorre 500 quilômetros e entra no espaço de defesa aérea do Japão. Para Kim Jong-un, um "enorme sucesso" e uma "vitória para o regime".

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, avaliou nesta quinta-feira (25/08) como um "enorme sucesso" o lançamento de um míssil balístico a partir de um submarino, realizado na quarta-feira.

A agência estatal de notícias KCNA afirmou que o teste dá plena capacidade de ataque nuclear ao país. "O teste mostra que a Coreia do Norte se uniu à primeira linha das potências militares plenamente equipadas com a capacidade de executar ataques nucleares", afirmou a agência.

O regime de Pyongyang disparou, a partir de um submarino perto da cidade portuária de Sinpo, um míssil balístico que percorreu aproximadamente 500 quilômetros na direção do Japão. Kim teria presenciado o lançamento.

"Se trata de um grande sucesso e de uma vitória para o regime", avaliou o líder. "Não sei que observações ridículas os Estados Unidos e os seus seguidores vão fazer sobre o teste, mas posso lhes dizer que seus atos imprudentes só vão precipitar a sua destruição."

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, confirmou que o míssil norte-coreano entrou no espaço de defesa aérea do Japão. O sucesso do teste indica que a Coreia do Norte estaria em melhores condições de atacar posições americanas na Coreia do Sul e também bases americanas no Japão.

O desenvolvimento desse tipo de tecnologia pelos norte-coreanos representa uma nova ameaça para a segurança na região, já que plataformas de lançamento móveis são mais difíceis de serem identificadas.

Pyongyang já tentou lançar mísseis a partir de um submarino em outras ocasiões, mas somente o teste desta quarta-feira foi considerado plenamente bem-sucedido por analistas externos.

CN/lusa/efe/afp