Trump ganha 131 votos e aumenta vantagem após recontagem em Wisconsin
Comissão eleitoral afirma que diferença entre republicano e democrata Hillary Clinton foi ampliada em 131 votos. Justiça bloqueou recontagens na Pensilvânia e no Michigan.
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ampliou sua vitória na eleição de novembro no estado do Wisconsin após a recontagem de votos, que foi concluída nesta segunda-feira (12/12).
A comissão eleitoral de Wisconsin afirmou que Trump obteve 1.405.284 votos (844 a mais que no resultado inicial), enquanto Hillary alcançou 1.382.536 votos (713 a mais), elevando a diferença entre os dois candidatos em 131 votos, para 22.748.
Trump celebrou o resultado no Twitter. "A votação final em Wisconsin chegou e adivinhem: nós ganhamos mais 131 votos. Os democratas e o Partido Verde podem descansar agora. Fraude!"
A recontagem foi pedida pela candidata do Partido Verde, Jill Stein, que havia conseguido 1% dos votos no estado na eleição de 8 de novembro. Stein disse estar decepcionada por nem todos os distritos terem feito a recontagem, apesar de a maioria tê-la feita.
Ela disse que a intenção nunca foi mudar o resultado final, mas validar os votos e restaurar a confiança no sistema eleitoral. Stein tentou forçar a recontagem em três estados – Michigan, Pensilvânia e Wisconsin –, alegando ataques informáticos às máquinas de voto.
Em 8 de dezembro, um juiz federal suspendeu a recontagem no Michigan por considerar que ela não tinha fundamento legal, selando assim a vitória de Trump no estado. O mesmo ocorreu na Pensilvânia, onde Trump também ganhou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.