Polícia frustra atentado na Alemanha

Jovem sírio com planos concretos para detonar bomba com produtos químicos é detido no norte do país. Motivação, segundo investigadores, é radical islâmica.A polícia alemã deteve nesta terça-feira (31/10) na cidade de Schwerin, no norte do país, um jovem sírio suspeito de planejar um atentado com explosivos. O ataque teria motivação extremista islâmica.

O terrorista foi identificado como Yamen A., de 19 anos. Segundo a polícia, ele já tinha um plano concreto para realizar o atentado, utilizando explosivos poderosos, para "matar a maior quantidade possível de pessoas".

Yamen já havia começado, desde julho, a comprar componentes para montar a bomba, o que incluía itens químicos. Ainda não estava claro, porém, o local que ele havia escolhido para realizar o atentado.

Não há até aqui nada, de acordo com a polícia, que ligue o jovem detido diretamente a uma organização terrorista. Mas a hipótese está sendo investigada. Seu apartamento em Schwerin foi revistado pela polícia, assim como a casa de potenciais colaboradores em Hamburgo.

A Alemanha foi alvo de vários atentados em 2016, o mais grave deles em dezembro, quando um tunisiano jogou um caminhão contra dezenas de pessoas num mercado de natal em Berlim, deixando 12 mortos.

Em julho passado, um sírio de 27 anos, que havia tido seu pedido de refúgio negado, detonou um explosivo durante um festival de música na cidade de Ansbach, no sul do país, matando a si mesmo e ferindo outras 15 pessoas.

RPR/ots

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos