Topo

Polícia de Berlim encontra iodo radioativo em cartas de baralho

28/11/2017 22h15

Investigadores acreditam que substância era usada para fraudar partidas, nas quais um jogador portando detector de radiação podia identificar cartas marcadas. Mulher de 41 anos é presa suspeita de comandar esquema.A polícia da Alemanha informou nesta terça-feira (28/11) que prendeu, em Berlim, uma mulher suspeita de fraudar jogos de baralho ao marcar as cartas com uma substância radioativa.

Segundo as autoridades, 13 cartas de baralho encontradas num restaurante continham traços de iodo-125, uma substância comumente usada na medicina, com uma meia-vida de 60 dias – ou seja, ela permanece radioativa por mais tempo do que a maioria dos outros tipos de iodo.

Os investigadores suspeitam que a mulher, de 41 anos, marcava as cartas com o elemento para que elas fossem facilmente identificadas por um determinado jogador que estivesse portando um detector de radiação escondido embaixo da roupa.

A polícia explicou que encontrou, cerca de um ano atrás, fragmentos de uma carta de baralho com substância radioativa durante uma inspeção de rotina num caminhão de uma estação de tratamento de lixo. Os agentes rastrearam a rota do veículo e, assim, encontraram o restaurante em Berlim.

A operação policial foi realizada em 16 de novembro passado, mas só foi revelada pelas autoridades nesta terça-feira. Além da prisão, ela envolveu buscas em escritórios, um bar de karaokê, um apartamento e um restaurante na capital alemã.

Os policiais não disseram se já se sabe quanto o esquema de trapaça teria lucrado com as fraudes, ou mesmo se as cartas marcadas com iodo-125 chegaram a ser, de fato, usadas em partidas. O restaurante, aparentemente, não tinha licença para funcionar como casa de jogos.

A mulher detida, moradora do distrito de Marzahn-Hellersdorf, em Berlim, segue sendo investigada e pode ser condenada a até cinco anos de prisão, além do pagamento de multa.

Segundo as autoridades, o iodo-125 só oferece risco à saúde humana por meio do contato direto com a pele. A polícia minimizou os perigos àqueles que possam ter tocado nas cartas, já que, a meio metro de distância, a dose de radiação encontrada nelas já não era mais detectável.

EK/afp/ap/dw/ots

_____________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App