PUBLICIDADE
Topo

Ciência discute como superar limite biológico da vida humana

11/07/2018 06h08

Caminhos possíveis para prolongar a nossa vida dividem pesquisadores. Saiba o que mais vai ser destaque no Futurando.A medicina vai chegar ao ponto de fazer com que os humanos superem a marca dos 120 anos de idade, considerada atualmente um limite biológico? Há cientistas que dizem que sim, outros que dizem que não. Os dois por motivos diferentes, como você confere nesta edição do Futurando.

Você vai conhecer também o musaranho, um animal cheio de particularidades. Ele é considerado o menor mamífero do mundo. Pode morrer de fome em questão de horas se ficar sem comida. Mas o que impressionou os cientistas foi outra habilidade: a de encolher no inverno e crescer no verão. Essa característica pode apontar o caminho para a cura da osteoporose.

Viajamos ainda ao sul da Alemanha, onde pesquisadores encontraram em túmulos da Idade Média crânios deformados de mulheres. A cabeça era mais alongada, uma condição conhecida como acrocefalia. Por meio de uma análise de DNA foi possível obter informações sobre como era a vida delas.

E o Futurando traz um alerta. O simples ato de ascender uma lareira, à primeira vista pelo menos, não parece um problema. É até um certo conforto. Mas a fumaça que sai da chaminé se torna extremamente tóxica quando somadas a ela estão substâncias que já pairam no ar do lado de fora. As consequências para a nossa saúde podem ser sérias.

Mais uma vez o programa fala dos benefícios da prática regular de esportes. Uma atividade física exercita os músculos e faz bem para o cérebro. Foi a conclusão de pesquisadores da Escola Superior de Educação Física, em Colônia, na Alemanha. Para saber quais os impactos positivos na nossa saúde, você não pode perder o Futurando!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido, no Brasil, pelo Canal Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às quartas 16h30, quintas, sábados e segundas; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h00 e aos domingos às 17h; pela TV Brasil todas as terças, às 21h45, com reprise às quintas, às 3h15; pela TV Cultura aos domingos às 00h, com reprise todas as quartas às 22h30 ; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.