Topo

A transmissão genética dos traumas

25/07/2018 03h49

Experiências traumáticas geram no nosso DNA uma marca que atravessa gerações. Esse é um dos assuntos do Futurando.Traumas podem ser transmitidos geneticamente, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Zurique, na Suíça. É o que você vai ver no Futurando desta semana. A conclusão veio depois de testes com ratos. Acredita-se que isso se aplique também aos humanos.

Vamos mostrar ainda o poder da dança na melhora não só dos músculos, mas do cérebro. A questão é que ela ativa várias áreas cerebrais, fazendo com que os nossos sistemas motor e cognitivo sejam estimulados ao mesmo tempo. Por isso, a Escola Superior Técnica de Zurique teve a ideia de desenvolver jogos que combinam as duas coisas.

O programa vai explicar o que a música faz no nosso cérebro. Ouvir ou executar uma canção produz novas conexões entre os neurônios, segundo um estudo realizado na Alemanha. Pacientes vítimas de AVC estão sendo tratados com técnicas inspiradas nessa informação. Os resultados, você confere no Futurando.

O Futurando, aliás, vai retomar um tema atual e recorrente: gênero. A indústria de brinquedos já descobriu que pode ser um bom negócio vender os mesmos produtos para homens e para mulheres, já que paradigmas sociais estão sendo quebrados. No caso do marketing, apesar dos avanços sociais, falta muito para as propagandas conseguirem passar adiante uma ideia massiva de igualdade.

Por falar em gênero, muita gente, quando encontra um casal que espera a chegada de um bebê, pergunta: é menino ou menina? Fato é que, no início, um embrião pode se desenvolver tanto para o sexo masculino quanto para o feminino. Mas ainda há a chance de que se torne intersexual. Para entender essa história, é só ficar ligado no Futurando!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido, no Brasil, pelo Canal Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às quartas 16h30, quintas, sábados e segundas; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h00 e aos domingos às 17h; pela TV Brasil todas as terças, às 21h45, com reprise às quintas, às 3h15; pela TV Cultura aos domingos às 00h, com reprise todas as quartas às 22h30 ; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.