PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
1 mês

Bitcoin: para que serve uma criptomoeda?

12/05/2021 02h38

Bitcoin: para que serve uma criptomoeda? - Dinheiro virtual promete independência e reúne adeptos no mundo todo, mas esconde aspectos controversos, que vamos debater nesta edição.Você já ouviu falar sobre bitcoin? É um tipo de dinheiro. Porém, diferente das moedas que conhecemos, como real, euro e dólar, o bitcoin é uma criptomoeda. O que isso quer dizer? Que somente existe em forma virtual, e que as transações são realizadas com uso da tecnologia de blockchain e criptografia. Parece uma alternativa interessante para os aficionados por projetos e modelos de vida futuristas, mas há inúmeros aspectos questionáveis. O Futurando desta semana vai apresentar pontos de vista opostos sobre o bitcoin.

Se é viável ou não, pode ser uma questão de perspectiva. Há quem não confie pela falta de transparência, e há quem defenda a moeda virtual como uma saída ao sistema de mercado, controlado por grandes corporações. No caso dos apoiadores, eles são muitos. Vamos mostrar um bar onde ocorreu o primeiro pagamento em bitcoin em Berlim, capital alemã. O local foi por bastante tempo um ponto de encontro dos "bitcoiners”.

Com dinheiro virtual dá para comprar várias coisas, inclusive obras de arte que apenas existem na internet. A questão urgente é: como dá para comprovar a autenticidade e propriedade de um item 100% digital? Como evitar um golpe? Com os chamados NFTs, tokens não fungíveis, dá para registrar uma obra de arte eletrônica e tornar o comércio mais fácil e confiável.

Neste programa, vamos falar ainda sobre como é possível quebrar o vínculo de objetos de valor, como pedras preciosas, com abusos contra os direitos humanos. Certamente, você já ouviu a expressão "diamantes de sangue”. E ela não existe por acaso. A extração da pedra deixa para trás um rastro de dor e destruição, que se contrapõe à sua beleza. A solução da ciência parece simples: diamantes artificiais.