Topo

Afinal, quem escreveu a primeira versão da Bíblia, onde e quando?

As traduções da Bíblia em siríaco são as mais antigas que existem. - Freepik
As traduções da Bíblia em siríaco são as mais antigas que existem. Imagem: Freepik

Deutsche Welle

30/05/2023 04h00

Os textos que compõem o Velho Testamento (como são chamados no cânone cristão), são a base para as três maiores religiões monoteístas do mundo: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.

"Escritos em hebraico e aramaico, os textos mais antigos do Velho Testamento datam do século 1º a.C.", conta Christoph Markschies, especialista em cristianismo antigo da Universidade Humboldt de Berlim e vice-presidente da Academia de Ciências de Berlim e Brandemburgo.

Eles foram encontrados em Qumran, um sítio arqueológico na região do Mar Morto, perto de Jerusalém.

"Esses documentos foram escritos em papiro por escribas especializados em manuscritos, com extremo cuidado, pois eles estavam convencidos de que os textos eram sagrados", explica Markschies.

Os documentos foram copiados por escribas judeus no scriptorium, o espaço exclusivo para a produção de manuscritos.

Em Qumran, apenas os considerados "puros" podiam trabalhar nos manuscritos, e se mantinha uma higiene impecável, com a lavagem constante das mãos.

Só a partir do apóstolo Paulo, que teria vivido entre 5 e 65 d.C., o Velho Testamento passou a ser visto como uma parte da Bíblia.

Uma segunda parte, incluindo os ensinamentos de Jesus, começou a ser compilada no final do século 1º e acabou se tornando conhecida como o Novo Testamento.

As origens do Novo Testamento

Segundo Markschies, os evangelhos do Novo Testamento foram compostos por volta do ano 70: "Encontradas na região atual do Egito, as transcrições mais antigas que conhecemos foram feitas em papiro na primeira metade do século 2º."

Comparado com outros textos milenares, essa é uma transmissão muito precoce.

Os manuscritos mais antigos dos ensinamentos de Platão, por exemplo, foram escritos séculos depois de sua morte, em 348/347 a.C..

"Esses manuscritos bíblicos eram originalmente em grego, a língua principal da parte oriental do Império Romano", detalha Markschies.

Como os já mencionados textos do Velho Testamento, esses foram provavelmente copiados em scriptoria, e reproduzidos em todo o império.

A mais antiga versão completa do Novo Testamento, o Codex Sinaiticus ou Bíblia do Sinai, é datada do ano 400, segundo Markschies.

É um dos três códices remanescentes, que originalmente continham toda a Bíblia em grego. Os outros dois - Codex Vaticanus e Codex Alenxandrinus - são do mesmo período.

Esses códices são uma parte significativa da história da Bíblia. Kessel e Markschies são apenas dois dos muitos acadêmicos do mundo que dedicam parte de sua vida profissional a desvendar os segredos desse livro tão influente.