População do Japão cairá 30% até o ano 2060
A população do Japão cairá 30% até o ano de 2060, quando contará com 86,7 milhões de habitantes dos quais quase 40% terá mais de 65 anos, segundo um relatório publicado nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde japonês.
O estudo, realizado a cada cinco anos pelo Instituto Nacional de População e Seguridade Social japonês, prevê que a queda da natalidade e o aumento dos idosos seja a tendência dominante nos próximos 50 anos.
Para 2060, segundo o Instituto, a esperança de vida poderia chegar no Japão a 90,93 anos para as mulheres e a 84,19 anos para os homens, acima dos 85,93 anos para as mulheres e 79,27 para os homens atualmente.
O país asiático é o de maior esperança de vida do mundo e um dos que abriga mais idosos em relação a sua população, com 29,8 milhões de japoneses (23,3% do total) maiores de 65 anos, segundo dados oficiais.
Em 2010 a taxa de fecundidade (que mede o número estimado de filhos por mulher durante sua idade reprodutiva) ficou em 1,39%, e segundo o relatório se prevê que continue caindo para 1,33% em 2024, embora subiria ligeiramente para 1,35% em 2060.
O envelhecimento da população, um dos grandes problemas para o futuro do sistema de seguridade social do Japão, fez com que em 2011 o consumo do mercado dos maiores de 65 anos gerasse mais de 100 trilhões de ienes, segundo um relatório da seguradora Daiichi.
Isso representa um aumento de 2,4% em relação a 2010 e cerca de 44% do total do consumo do Japão, segundo os dados da Daiichi.
Perante o envelhecimento demográfico, muitas empresas japonesas adaptaram seus produtos e negócios para este segmento da população, que em geral conta com um grande poder aquisitivo, e ajudou no desenvolvimento de novas indústrias, como a dos robôs de assistência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.