Topo

"Não estou preocupado pelo impacto do furacão nas eleições", diz Obama

29/10/2012 15h54

Washington, 29 out (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira que está mais preocupado pela segurança dos cidadãos perante a chegada do furacão "Sandy" que por seu impacto nas eleições presidenciais.

"A prioridade agora é a segurança, a eleição se ocupará de si mesma durante a semana", disse Obama em uma declaração na Casa Branca, antes de realizar uma reunião com os diretores das agências de segurança e meteorologia para analisar a evolução do furacão.

Neste encontro, Obama conversou com Janet Napolitano, secretária de Segurança Nacional; Craig Fugate, diretor da Agência Federal para Gestão de Emergências (Fema, em inglês); o secretário de Transporte, Ray Lahood; o secretário de Energia, Steve Chu, e o diretor do Centro Nacional de Furacões (NHC), Richard Knabb.

Tanto Obama como seu rival republicano, Mitt Romney, anunciaram o cancelamento de seus eventos eleitorais previstos para hoje devido à chegada do furacão "Sandy", que deve tocar terra nesta segunda-feira na costa leste de EUA, onde serão afetados cerca de 50 milhões de habitantes.

O chefe de campanha de Obama, Jim Messina, explicou também hoje em entrevista coletiva telefônica que o mais importante agora "é a segurança das pessoas" e que a agenda de campanha será estudada dia a dia.

Além disso, destacou que a decisão de suspender o ato desta manhã na Flórida e o de amanhã em Wisconsin respondem a uma "questão de responsabilidade" e em nenhum caso são parte da "tática" da campanha democrata.