Tales: Lava Jato foi mal conduzida, mas opinião pública merece resposta
A continuidade do processo da antiga Operação Lava Jato envolvendo a Petrobras é importante para a opinião pública saber o que aconteceu, disse o colunista Tales Faria no UOL News da tarde deste domingo (1º).
O que aconteceu
A juíza Rejane Zenir JungBluth Suxberger, da 1ª Zona Eleitoral de Brasília, colocou no banco dos réus o empresário e delator Marcelo Odebrecht, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o ex-diretor de serviços da Petrobrás Renato Duque e mais 36 investigados da antiga Operação Lava Jato.
Tales relembra que o próprio presidente Lula (PT) já reconheceu que "houve roubo na Petrobras". "Eu acho que é de bom tom que esse julgamento vá até o final, que a opinião pública fique sabendo exatamente e julgue o que houve e o que não houve. Houve um erro básico da lavagem".
O juiz Sérgio Moro guiou o processo com motivações políticas evidentes e isso decidiu bem o Supremo em anular as decisões do juiz. Houve um erro do Supremo, porque o Supremo também, de certa forma, respaldou o Sergio Moro em vários momentos. Muita gente aí errou. Agora, o fato dessas pessoas todas terem errado não exclui a possibilidade de que tenha havido roubo, de fato, promovido pela Odebrecht.
Tales Faria, colunista do UOL
A opinião pública acredita que houve problemas na estatal, afirma o colunista, que vê "com bons olhos" a continuidade do processo para se saber o que aconteceu. "Que as pessoas sejam punidas pelo que ocorreu. Algum tipo de punição tem que haver, não pode ser. A Lava Jato foi mal tocada pelo juiz Sergio Moro, com o respaldo de juízes da Lava Jato".
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. Aos sábados às 11h e 17h, e aos domingos às 17h.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h. Aos sábados às 11h e 17h, e aos domingos às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Vivo TV (canal nº 613) Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.