Papa declara santo o jesuíta José de Anchieta, "o apóstolo do Brasil"
Cidade do Vaticano, 3 abr (EFE).- O papa Francisco declarou nesta quinta-feira santo o jesuíta espanhol José de Anchieta (1534-1597), conhecido por ser o fundador de São Paulo e por seu trabalho humanitário e catequizador no Brasil, onde chegou em 1553.
Francisco recebeu hoje o prefeito regional para a congregação para a Causa dos Santos, o cardeal Angelo Amato, para assinar a promulgação de decretos para várias canonizações, entre elas a de Anchieta, informou o escritório de imprensa do Vaticano.
O papa, como já se tinha anunciado, assinou o ato de "canonização equivalente" para tornar santo Anchieta, o que evita um longo processo de canonização, no qual se necessita a aprovação de um milagre.
Neste processo, introduzido por Urbano VIII em 1634, o papa tem que levar em conta a devoção que se tem ao beato.
Neste caso, não é necessária uma missa para oficializar a canonização, mas Francisco, também jesuíta, já tinha antecipado que em 24 de abril presidirá uma missa em honra ao novo santo na igreja de Santo Inácio, em Roma.
A beatificação de Anchieta foi realizada em 22 de junho de 1980 pelo papa João Paulo II.
Junto com o padre Anchieta também foram declarados santos pelo procedimento de canonização equivalente a mística missionária María da Encarnação (1599-1672), fundadora do Mosteiro das Ursulinas no Québec (Canadá), e o bispo do Québec Francisco de Montmorency-Laval (1623-1708).
Anchieta ingressou nos jesuítas em 1550 e, três anos mais tarde, após concluído o noviciado, foi destinado para as missões no Brasil, onde chegou em Salvador em 13 de julho de 1553, em plena colonização do continente.
A chegada do jesuíta na Bahia significou o começo de uma missão de 44 anos, na qual, entre outras coisas, fundou a cidade de São Paulo e atuou na catequização dos nativos, ficando conhecido como o "apóstolo do Brasil".
Desde sua chegada, destacou-se por combater a perseguição dos indígenas e o mercado de escravos.
$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://educacao.uol.com.br/quiz/2014/04/01/voce-conhece-a-historia-de-padre-anchieta-teste-seus-conhecimentos.htm')
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.