Topo

Sobe para 33 o número de mortes causadas pelo tufão Rammasun na China

Moradores limpam destroços em Zhanjiang, no extremo sul da China, após a passagem do tufão Rammasun - Reuters
Moradores limpam destroços em Zhanjiang, no extremo sul da China, após a passagem do tufão Rammasun Imagem: Reuters

Em Pequim

21/07/2014 09h54

O número de vítimas registradas após a passagem do tufão Rammasun na China já chega a 33, depois que uma dezena de corpos foi resgatada nesta segunda-feira (21) na província sudoeste de Yunnan.

O tufão, que castigou o sul da China neste fim de semana, afetou mais de 8 milhões de pessoas nas províncias sulinas de Hainan, Cantão e Yunnan, além da região autônoma de Guangxi, informou hoje a agência oficial "Xinhua".

De acordo com o Ministério de Assuntos Civis da China, uma dezena de pessoas segue desaparecida após um deslizamento de terras em Yunnan, o qual teria destruído 13 casas e resultou na evacuação de 79 pessoas. Desde a chegada do tufão, mais de 600 mil pessoas foram deslocadas na China.

As perdas econômicas são estimadas no valor de US$ 4,32 bilhões, segundo números oficiais publicados hoje, e Cantão é a província mais afetada, embora seja a única onde não houve registro de vítimas mortais.

Previamente, o tufão Rammasun, que perdeu forças no domingo e se transformou em tempestade tropical no momento em que percorria a região de Guangxi, deixou 94 mortos e seis desaparecidos nas Filipinas.

Antes disso, o tufão também afetou o norte do Vietnã, onde 16 pessoas morreram e outras ficaram desaparecidas por causa das enchentes provocadas.

A China sofre frequentes desastres naturais nos meses estivais por influência do clima de monções, especialmente na metade sul do país.