Topo

Número de mortos em decorrência ao supertufão Rammasun chega a 8 na China

Em Pequim

19/07/2014 07h57

O supertufão Rammasun provocou oito mortes nos últimos dois dias no sul da China, segundo a última apuração das autoridades do país, divulgada neste sábado.

Cinco pessoas morreram e 99 ficaram feridas ontem na ilha de Hainan, primeira localidade a registrar o ciclone, enquanto três pessoas morreram hoje e outras seis ficaram feridas na região de Guangxi, informou a agência de notícias "Xinhua".

O Rammasun tocou pela terceira vez o território chinês na cidade de Fangchenggang, mas já apresentando menor força, embora as autoridades tenham mantido o alerta vermelho diante dos graves estragos já provocados.

O ciclone chegou acompanhado de ventos de até 172 km/h, após os mais de 200 km/h que alcançou em Hainan. A expectativa é de mais enfraquecimento até a chegada à fronteira com o Vietnã, segundo dados do Centro Nacional Meteorológico da China.

Toda a região atingida pelo supertufão foi afetada por fortes chuvas e ventos que provocaram a queda de árvores e cortes do fornecimento elétrico.

Na capital regional, Nanning, todos os voos foram cancelados ou saíram atrasados, atingindo 1.300 passageiros. As viagens nos trens de alta velocidade para a capital ou cidades elétricas foram paralisadas.

Até a noite de sexta-feira, o Rammasun chegou a obrigar a evacuação de 80 mil pessoas no sul do país. Apenas em Cantão, a estimativa é de prejuízos no valor de 247 milhões de iuanes (cerca de R$ 88 milhões).

Antes da China, o supertufão já havia passado pelas Filipinas, onde deixou 54 mortos.